BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 25 de março de 2009

Este não é um post pago


Neste Natal passado, fui almoçar na casa do pai da minha namorada. Como ainda não conhecia o "sogro", mas sabendo que ele gosta de cerveja, resolvi levar um mimo para ajudar a causar uma primeira boa impressão: um keg de 5 litros de Heineken. E foi um sucesso.

A verdinha é a minha cerveja do dia a dia preferida. Primeiro, pela honestidade: ela se assume American Lager, ao invés de ficar mentindo por aí, se dizendo Pilsen como muitas outras (e olha que, comparativamente, ela é a que chega mais perto do estilo). Segundo, porque ela é feita de malte de cevada, lúpulo, água e fermento. O que a gente bebe por aqui (inclusive aquela cerveja "premium" sempre elogiada em mesa de boteco de universidade) tem antioxidantes, conservantes, cereais não maltados e carboidratos. E quem entende sabe que, quando essas duas últimas palavras são mencionadas, elas costumam significar milho e arroz. E com tanto químico junto, a ressaca e dor de cabeça têm presença garantida no after-party.

O barril é fabricado na Holanda e muita gente diz que o líquido de lá é ainda melhor do que a versão brasileira, mas não fiz uma comparação para averiguar a veracidade da história. Seguem os prós e contras encontrados na minha experiência.

Prós

- Pode ser algo bacana pra dar de presente

- É mais prático de carregar do que 5 litros em garrafas de vidro (bem mais leve, bem menos frágil, tem ocupação de volume/área melhor otimizada).
- Funciona muito bem em festas. O sistema interno de compressão de CO2 sustenta a pressão até o fim sem falhas, ao contrário de outros KEGs que trabalham com gravidade.
- É uma cerveja agradável, fácil de beber, mas com maior presença de malte e amargor do que o nosso xixi de gato habitual.

Contras


- Tem que ser comprado com antecedência para poder gelar sem riscos, já que é difícil alcançar uma temperatura ideal: eu deixei por 12h na geladeira (com temperatura mais baixa no termostrato), mais 3h no freezer, transportei em bolsa térmica acompanhado de 2 garrafas PET congeladas e depositei no isopor com gelo ao chegar. E ainda podia estar um pouco mais geladinha quando servida.

- Sai bem mais caro que comprar as garrafas de vidro. Tomando o supermercado Zona Sul como base, hoje seria possível comprar o equivalente a 9,6 litros em garrafas de 600ml ou 11,5 litros em garrafas long neck (ou latinhas) com o mesmo valor de um KEG. O preço médio do produto gira em torno de 55 reais (já vi a 49,99, como também já encontrei por 65,00)

Agora o leitor pergunta, "e daí?". É muita coincidência fazer esse post justamente quando metade da "blogosfera profissional" brasileira recebe de presente um KEG dentro de um enorme globo
de discoteca. É, não é coincidência mesmo.

Acompanho algumas dessas pessoas via twitter ou blog. Entendi perfeitamente que a intenção da ação, criada pela Fischer América, não é divulgar a cerveja nem o produto KEG, mas sim a tal Rádio Heineken. Só que todos os textos lidos até agora só mencionaram isso muito por alto, mas não falaram necas de pitibiriba do tal produto mais especificamente. Só sei que o Maestro Billy está envolvido e, graças a um comentário num desses posts, descobri que a rádio é um podcast
que existe há 3 anos.


(a imagem retirada - ou melhor, linkada - direto do blog Brainstorm#9, do Carlos Merigo)

É uma ação bem sucedida? Não sei precisar. Primeiro, porque os posts até agora não me deixaram claro se é uma ação de divulgação ou se é um presente de comemoração de aniversário. O que me parece é que o mimo serve mais para ser mostrado e causar invejinha nos leitores do que para abrir um diálogo sobre o produto (seja ele a rádio ou o KEG). É o conceito do "Eu tenho, você não tem" aplicado na publicidade, tão discutido hoje em dia.

Presente para amigos ou não, a empresa gasta o seu dinheiro com quem e como quiser. Porém, costumo questionar muito os excesso da publicidade no mundo atual (eu ainda me cago de rir ao lembrar do fracasso retumbante do Second Life) e ainda creio, do fundo do meu coração que qualidade de produto e atendimento, preço justo e ética são fatores muito mais importantes do que qualquer conto de fadas audiovisual ou buzz internético. E sou totalmente a favor do código de ética do Dahmer.

Não é exatamente o caso dessa ação, mas acho que a Heineken no Brasil (fabricada pela Femsa) deveria priorizar a quebra de certos mitos sobre sua cerveja (que é ruim, que é amarga - e é, como cerveja tem que ser) e tentar abrir o mercado. Pra eu poder ir no Anão e beber Heineken ou pra poder comprar uma verdinha no ambulante em pleno Carnaval carioca ao invés daquele líquido horroroso que desce redondo pras profundezas do inferno.


Um comentário:

Anônimo disse...

Heisse Teenies ab 18 live vor der eigenen sexcam.
Willst du es ihnen besorgen? Melde dich jetzt unverbindlich an und du erhälst sofort 50 Coins für die cam shows umsonnst!
Beobachte geile [b][url=http://free-teen.org]teen Livecams[/url][/b]. Gerade erst 18 und schon so versaut.

[url=http://echoglenhomes.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=19863]Teen Dating[/url]
[url=http://forum.sinutechnologies.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=12642]Free Teens[/url]
[url=http://ericfoster.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=81269]Free Teen[/url]

[url=http://www.diningworldwide.com/forum/member.php?action=profile&uid=1943]Teen Dating[/url]
[url=http://androidchief.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=696]Teen Tube[/url]
[url=http://indianweddingemporium.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=1622]Live Teens[/url]

http://sewellfoundation.com/wp-includes/guest/index.php?showuser=7407 http://www.fikirdenizi.com/user/GratisTeeni/ http://mp3hitpopular.com/board/tools.php?event=profile&pname=FreeTeeny webcam[/url]